Henfil

Mea culpa, mea culpa, mea máxima culpa.

Durante muitos, muitos anos, não consegui ver graça em Henfil. Achava que era um produto da cultura de resistência intelectual à ditadura, em que coisas pequenas e medíocres assumiam proporções de quase gênio somente por estarem do lado certo do espectro político.

A gente consegue ser tão idiota de vez em quando. Ou, pelo menos, eu consigo.

Só depois de passar a ler a republicação de suas tiras n’O Globo é que percebi a genialidade de Henfil. A capacidade de brincar com temas sérios, a leveza e concisão do traço, que antes me parecia poluído e tosco, são brilhantes.

8 thoughts on “Henfil

  1. Li a biografia dele. Fora tudo isso, parecia ser um cara bem cativante… Um charme de homem. 🙂

  2. Estou escrevendo um livro-reportagem sobre Henfil, como projeto experimental de formatura do curso de jornalismo…alguém tem algum material que poderia me ajudar?!?
    abraços

  3. Você vai entender muito mais o Henfil se puder ler “Diário de um cucaracha”. Como você, eu também achava só mais ou menos o trabalho dele, que acompanhava na infância nas últimas páginas da Istoé Senhor. Mas ele é maior sim… Esse ano faria 60 anos, se não me engano, mas não se falou muito nisso, não foi?

  4. O cara foi um gênio, suas cartas publicadas n’O Pasquim são um fiel retrato da sua aguçadíssima sensibilidade.

  5. Henfil sem dúvidas realizou um dos maiores trabalhos de conscientização política na história do país. Quem tiver a oportunidade de ler suas obras, seus quadrinhos e realmente quizer entender o que os militares fizeram no Brasil é só ler Henfil.
    O cara era genial mesmo, e foi uma pena ter morrido. Tinha muito ainda para nos ensinar…mas, agora nos resta aprender com a literatura que ele próprio criou…suas obras continuam atuais demais…
    abraços á todos!

  6. Os cartuns, tiras, etc .. eu pouco segui .. não tem aqui …
    lugar nenhum ..
    O Globo aqui pra comprar (se é que hj, qdo comento, ainda publica .. ), não tem ..
    Mas os livros dele, Cartas da Mãe (ou pra da, não lembro), e Diário de Um Cucaracha ..putz ..
    de roer de rir
    rs
    Isso aí.

Leave a Reply

Your email address will not be published.