Posso ser um ignorante selvagem, mas Hemingway, para mim, é a maior fraude da literatura.
Por que ninguém fala que seus personagens masculinos são sempre uns viadinhos chorões, por mais machos que queiram parecer?
Por que suas mulheres, mesmo a combatente Maria, são sempre umas idiotas que se contentam em ser acessórios em um mundo eminentemente masculino?
E quanto à linguagem, ao estilo… Bem, Dashiell Hammett fez tudo aquilo, e primeiro. Só que é escritor de romance policial, não tem o moral de um escritor “sério” como Hemingway.
Não interessa que a linguagem seca, concisa de Hemingway não seja primitiva, e sim o resultado de muito esforço. E daí? Consciente ou não, brilhante ou não, ele continua um chato.
E Deus sabe o quanto eu tentei mudar essa opinião. Li o primeiro livro, achei ruim, mas tentei o segundo. Achei ruim, mas tentei o terceiro. Achei ruim, mas tentei o quarto.
Hemingway conseguiu me vencer.
Mais um que eu não posso comentar nada. hehehe
Releia eles, pois você não entendeu nada.
Vc acha ruim o que ele escreve ou como ele escreve?
Vc conseguiria retratar com aquela linguagem o mesmo que ele?
Como imagino que vc deva conhecer a historia de Hemingway sabe que ele não era considerado (como Hammet) um escritor sério e sim um jornalista documental e que a visão de pessoas que consideravam sua obra mediocre mudou?
Talvez algumas pessoas ainda não compreendem um autor policial como não compreendiam hemingway.
Ah! O fato de vc não gostar de um estilo de literatura (ou não entendê-lo) não o torna melhor nem pior. procure observar um pouco mais quem sabe descubra que o que vc gosta e o que detesta sejam no final muito parecidos.
Leia de novo.
É bom, vai.
se fosse vc lia não.