Incongruências

Algo que sempre me incomodou, e que a Criss repete agora, de maneira inequívoca: aqueles que não votaram em Lula em 2002 por ele ser “um partido de denúncia e ter sempre erguido a bandeira contra a roubalheira, coisa e tal”, e que agora não votam porque “ele incorporou, adotou, assimilou a mesma cultura liberalzinha de araque do governo anterior, que é o que ele mais combatia antes”.

São pessoas para quem, se Lula quita a dívida com o FMI, está errado. Se decretasse a moratória, também estaria errado.

Ah, não. Como dizia certo príncipe, “assim não pode. Assim não dá.”

10 thoughts on “Incongruências

  1. Mas Rafael, longe de mim, querer discutir política, mas vou colocar como estou vendo a coisa.
    Votei no Lula no 1º mandato e logo depois uma tia (petista roxa) me disse o seguinte: “ele pode fazer a merda que for, para o povo mais simples, ele vai ser sempre um herói, o trabalhador analfabeto que chegou à presidência”
    Caraca, ela tinha razão, as urnas mostraram e mostrarão mais uma vez que ela tinha muita razão nessas poucas palavras.
    Faço o seguinte paralelo: Lembra-se do jargão malufista “rouba mas faz!”??? Pois é, vejo do mesmo jeito a situação do lula, o partido dele cometeu falcatruas mil, mas tudo bem, ele pagou a dívida externa!
    É isso então? empatou? zero a zero?
    Não estou defendo alckmin nenhum não, também o acho inconsequente e incompetente, pois deixou o PCC dominar o estado!
    Isso é triste, não ter opção de pra quem votar é muito triste.
    É por isso que eu levanto a bandeira do voto facultativo.
    Abração

  2. A comparação que o Neto Cury faz entre Lula e Maluf é equivocada. Lula nunca foi acusado de nada, Maluf já foi condenado por corrupção em um monte de processos.

    Sobre o tema do post: já tive que responder a uma pessoa sobre a mesma coisa. Eu disse: “ou você faz a crítica pela esquerda ou pela direita”. Usar ambas as críticas na mesma mensagem é que não dá.

    Parece aquela intervenção da Regina Duarte no programa do Serra. Ela disse que “o Lula que ela conhecia” já não era mais o mesmo. O fato é que a mudança (guinada para o centro) o fez ficar mais parecido com o Serra, e ela estava reclamando…

  3. Lula foi corretíssimo em pagar o FMI, agora falta o ajuste fiscal.
    Rafael, até que provem o contrário, Lula faz parte do PT. Sei que corrupção sempre existiu, não só no governo Lula, mas nesse governo ela perdeu o cabresto. Quantos petista estão envolvidos? Pergunta difícil, porque nem o Lula sabe.
    Não é tirando Lula do poder que a corrupção irá acabar. “Parece” que ele quer moralizar. Acredito piamente que nesse país a corrupção só irá acabar quando acabarem com a figura dos fiscais. Ô Praga!!
    Beijus

  4. isso aí me lembra uma historinha que eu li quando era criança: “o velho, o menino e o burrinho”. não importa o que o lula fizer, para aqueles que sempre o acharam um analfabeto-bêbado ele sempre será isso. ele já está julgado por esses muito antes de a mídia golpista fazer o trabalho sujo. eu nem respondo mais.

  5. Uma coisa não invalidou a outra. Não é uma crítica ora pela direita, ora pela esquerda. A idéia – que eu não necessariamente defendo – é a seguinte:
    O PT funciona como partido de oposição; enquanto for capaz de apontar os defeitos do governo, awesome. No governo, não serve. Não vai conseguir mostrar o que está errado, não vai denunciar as safadezas, não vai ser um vigilante ético. Seja pela necessidade de se manter no poder, seja pela incapacidade de administrar e protestar ao mesmo tempo, o PT perde, ao governar, aquilo que o caracteriza.
    Daí segue que Lula não seria uma boa alternativa em 2002 por representar o fim de uma oposição de verdade. Com o PT no governo, quem é que iria espernear, gritar e preservar a beleza da balbúrdia democrática?
    Agora, passados quatro anos, o PT continua não servindo aos propósitos que lhe foram atribuídos. Ora, se o partido que “sempre ergueu a bandeira contra a roubalheira” é hoje tão ruim e tão corrupto quanto aqueles que denunciava, e se o PT é uma imitação daquilo que sempre combateu, qual o sentido em reeleger o Lula?
    Não há incongruência. O PT não serviria no governo porque viraria uma réplica do que havia antes, perdendo a identidade e a função; continua não servindo, porque realmente perdeu.
    O PT fora do governo traz vantagens: volta a ser oposição, e deixa de ser uma pseudo-esquerda com a “mesma cultura liberalzinha de araque” dos outros anos. A rejeição a um novo mandato petista é só uma extensão do que foi dito inicialmente; o PT é bom como partido de oposição. No poder, não denuncia nada, e acaba por virar uma cópia daquilo que tanto criticava. E se é pra ter uma reprise das apresentações dos governos do FHC, que ao menos não seja com um elenco de esquerda que nunca as ensaiou.

  6. Luma,
    “Lula faz parte do PT”. Não faz mais. Não era ele que estava no palanque da Roseana dia desses, contra o candidato do próprio PT?

    Marcus, Neto,
    Comparar qualquer um com o Maluf é covardia. O libanês (turco?) é PHD em maracutaia.
    Quanto à “Lula nunca foi acusado de nada”, imagino que você esteja se referindo á acusação formal do ministério público, mas tô querendo acreditar que isso vai mudar, porque tem que ser lulista roxo pra crer que o presidente não sabia de nada do que foi jogado no ventilador nos últimos meses.

    Aliás, pelo que lí, ele disse que o “mensalão começou na época do FHC”. Sabemos que nosso presidente não é muito bom com as palavras, mas isso aí é a admissão de que o mensa existia. Ou não?

  7. Mas hein, galera… Que patrulha! Vocês mesmos fornecem munição…
    Alguém aí disse que não se deve fazer crítica “pela direita” e “pela esquerda”. Uma coisa ou outra! Ou seja, a sua facção pode fazer merda à vontade, que tudo se justifica…
    A crítica não pode estar vinculada à ideologia – aliás, nem é de bom tom. A gente pode ter ideologia, crença, partido, mas não deve perder o senso crítico, né não? Aliás, até quem não tem partido, nem religião, pode ter senso crítico. Já notei que quando eu critico o Lula, sou imediatamwnte taxada de Tucana, e quando critico Alckmin, me chamam de Petralha.
    Daqui a pouco, os petistas vão começar a achar o mensalão lindo, que nem os malufistas sempre acharam. O que? Já acham?
    Ora, crítica é crítica, “duela a quien duela”, já dizia aquele outro filho-da-puta.
    Pagar a dívida é ruim, calotear também é ruim.
    Questionar, contestar, negociar!

  8. Separemos as águas.

    Obviamente milhões de eleitores preferiram outras altrnativas a Lula há quatro anos atrás, não apenas por que não se reviam no programa do PT ou por medo do seu líder, mas porque preferiam as propostas de outros candidatos.

    Isso não é legítimo ?

    O quer se passa agora, no entanto, é uma situação muito diferente.

    O que existe é a rejeição de uma forma de fazer política, que em tempos foi protagonizada por Adhemar de Barros e Maluf, e hoje tem em Lula o seu principal expoente: A idéia do rouba mas faz!

    A generalidade dos apoiantes de Lula nem se dá ao trabalho de negar a corrupção. Limita-se a contrapor com as pretensas conquistas sociais do seu mandato.

    E é isso que torna a sua vitória tão preocupante para o futuro democrático do Brasil.

  9. Votei no Lula em 2002.

    Sinto-me a mais completa palhaça… pq sempre admirei a possibilidade de alguém com origem humilde (que, sublinho, o Alckmin tbém possui) chegar à Presidência; e achava que ele era inteligente e honesto.

    Inteligente ele é…Como dizer que não, com toda esa roubalheira e e ele conseguiu, até agora, safar-se? E ainda fazer com que seus ex-iguais (pq há muitos e muitos e muuuuuuitos anos o Lula não é mais um homem do povo…na verdade, ele trabalhou muito pouco na vida… desde que se meteu com política nunca mais soube o que é bater ponto) ainda queiram votar nele.

    Super inteligente, carismático.

    Mas honesto??? Por favor, subestimam nossa inteligência.

    Ele não é honesto. No mínimo por dizer que não sabia de nada.

    O Chuchu, como vc diz, pode não ser a salvação da lavoura… Mas o Lula representa um pesticida que vai fazer pó da democracia. Tenho certeza disso.

    Att.

Leave a Reply

Your email address will not be published.