Arthur

Fui ver “Rei Arthur” e, esperando uma tragédia, até que não achei tão ruim assim. Só fraco.

O problema é que historicamente é altamente improvável. Há, realmente, uma suposição de que Artur é descendente de um tal Lucius Artorius Castus, dalmaciano que comandou tropas auxiliares romanas chamadas de sármatas na repressão a um levante em Armorica. Mas os estudiosos arturianos rejeitam essa tese como altamente improvável. Se é que Artur tem origem em um só homem, o mais provável é que tenha sido um rei bretão.

Fora isso, o filme tem aspectos agradáveis. Deixa de lado o caso entre Guinevere e Lancelot, que não pertence às crônicas arturianas originais, tendo sido introduzido por Chrétien de Troyes no século XII atendendo a pedidos bem especiais. Tenta dar alguma consistência histórica à lenda, embora tome mais licenças poéticas do que deveria.

No final, é um filme fraco por uma razão: não é historicamente fiel mas não tem sua contrapartida, o lirismo da lenda. É só mais um filme que acompanha a onda de sua época, que ultimamente parece ser a de fazer épicos que ficam no meio termo, sempre. Por exemplo, esquece a traição de Lancelot, mas não prescinde do personagem, que não existia originalmente.

O filme é, pelo menos, melhor que “Gladiador”. Se é que isso é um consolo.

2 thoughts on “Arthur

  1. não verei. talvez em vídeo. um saco isso dos caras quererem comprovar históricamente as LENDAS. jesus existiu? arthur existiu? putz! e se existiu, dá pra saber o que rolou? besteira! minha filha achou legal. eu gosto, mesmo, é do GLADIADOR, rafa! diversão pura!

  2. nao verei porque eu já vejo disgracera o suficiente no meu dia a dia, e sem o romance e o lirismo da lenda, sem a fo~rça de morgana e sequer a menção da terra das fadas… ahhhh!!! já vejo o jornal nacional e leio jornal todo dia!! chega de sangue!!( pra evitar o comentario anti etico d q conviver com minha classe querida de branco dentro d ehospitais nao é muito diferente… bad, bad day!! no joy, no pleasure… Prozac again!!!)

Leave a Reply

Your email address will not be published.